quinta-feira, 29 de abril de 2010

da Liberdade

As pessoas procuram por liberdade. Mas o que significa isto num contexto geral?
Se buscarmos a definição do termo liberdade no dicionário encontraremos algo como "direito de proceder conforme nos pareça, contanto que esse direito não vá contra o direito de outrem; ou licença, etc".
Bom, se liberdade significa agir como bem quisermos, o que então significam as leis?
Lei quer dizer preceito, regra, obrigação. E por que elas existem se nós queremos liberdade?
Talvez se dirá que é porque precisamos de ordem no galinheiro. Que é preciso "padronizar" a sociedade. Organização.
Então o que é liberdade quando temos obrigações imprescindíveis em termos sociais?
Você é livre para beber veneno se quiser, mas não é livre para continuar vivendo após esta loucura. Você é livre para ligar o som no volume que desejar, mas não pode fazê-lo após às 22:00 se passar dos decibéis "estipulados por lei".
Entende o que se diz aqui quando é abordado o conceito de liberdade?
Na verdade isto parece mais uma ilusão convencional que qualquer outra coisa.
As pessoas acreditam que alcançaram a liberdade em determinadas circunstâncias, mas se colocarmos a lente de análise que fora exposta acima, com o mesmo raciocínio, notaremos que ninguém alcançou coisa nenhuma, mas uma prisão disfarçada - como a corrente que prende o cachorro e que lhe dá uma folga de alguns metros, permitindo-o movimentar-se com alguma liberdade.
Se observarmos a natureza, por exemplo, notaremos claramente que ela mesma estabelece leis distintas para todas as suas manifestações diante dos nossos olhos.
A leia gravitacional é um excelente exemplo de que não somos livres para voar, estamos presos ao campo de gravidade do nosso planeta, mas também ninguém quer ficar flutuando a esmo por ai. Dai infere-se que ninguém gostaria de ser um caótico-existencial. Como um louco, por exemplo; diz-se de pessoa sem regra, que não tem juízo ou noção das coisas.
Então é possível dizer que a liberdade é sempre limitada. Pois todos os elementos se encontram num sistema. E por sistema subentende-se leis.

Nenhum comentário: