domingo, 13 de junho de 2010

A respeito da Consciência do Self


De onde vem a alma? Esta consciência de um Eu que há dentro de cada um... Você pode responder?
A noção de existir que habita o teu interior, como se indagasse o tempo todo um "por quê?".
Realmente é difícil de entender e compreender a razão que nos trouxe a este plano existencial. Por isto existe a religião. E diria aliás que a mitologia também se enquadra neste aspecto explicativo da existência. O próprio mito contém algo de "revelado" em si, porquando mostra ao homem um reflexo de sua própria consciência e do que há ao seu redor, sobre aquilo que existe e se sabe que existe da parte coletiva humana.
Mas nem todas as religiões visam um mesmo porto de chegada, um mesmo horizonte. Assim como ônibus que viajam por estradas diferentes, apesar de serem todos ônibus da mesma categoria de transporte, não levam ao mesmo lugar. Religiões são diferentes neste dado aspecto.
O cristianismo existe para atrair aqueles que procuram por libertação. Cristo nos ensinou isto ao demonstrar em ações o que o Amor deve significar na vida de um indivíduo. Amar significa dedicar-se ao bem maior, a Deus que no indecifrável e invisível habita e, por isso, respeitável e adorável mistério de fé.
Porque eu amo consigo demonstrar em atitudes este mesmo amor, e assim trazer aos que me assistem em vida uma prática que converta corações petrificados pela alienação geral ao Amor maior de Cristo, nosso Deus humanado.
Mas voltando à questão da consciência, da alma que habita em cada um de nós, por que será que algumas pessoas se dedicam tanto na tarefa de garimpar da mente segredos divinos?
Eu mesmo, por exemplo, adoraria trazer-vos algo inovador em termos psíquicos, talvez por uma inclinação inata de minha psique, ou por ter aprendido de alguma forma a gostar assaz do assunto ao ponto de me dedicar a ele com veemência considerável.
A noção de que somos quem somos indica que cada um é uma entidade psicológica em si mesma, mas até ai tudo é evidentemente normal. O problema é quando buscamos a raiz de tudo.
De onde vem esta consciência de que somos?
Deus com certeza nos dotou com a idéia dEle em nosso inconsciente mais profundo. E por isso, talvez, a maioria não encontre explicações mais contundentes, ou seja, mais categóricas.
Considerando os mistérios deste mundo quântico, percebo a indiferença religiosa e espiritual como ponto de inércia entre os homens. Deveríamos ter alguma responsabilidade ao opinar sobre coisas que não condizem com nossa experiência empírica.

Nenhum comentário: