sexta-feira, 13 de agosto de 2010

O Segredo

Nossos sentimentos são os parâmetros de nossos pensamentos. Diz o livro "O Segredo", de Rhonda Byrne. Significa que o que estou sentindo diz respeito ao que estou pensando. Se me sinto bem, é impossível estar pensando em algo ruim. Se me sinto mal, é ilógico que esteja pensando em algo bom.
Acho que tanto os sentimentos influenciam nos pensamentos quanto o contrário.
Segundo esta obra, meus pensamentos-sentimentos possuem uma frequência, e esta mesma frequência encontra-se com outra da mesma categoria em essência. Quer dizer então que é como uma antena que capta os sinais de rádio ou TV. Se bem sintonizada, captará um bom sinal.
Traduzindo o que o livro quer nos mostrar, significa que nossos sonhos geram frequências que repercutem no universo, e, este, por sua vez, devolve na mesma moeda.
"O que está dentro é como o que está fora", diz no início do livro, como citação de um fragmento datado de 3 mil anos antes de Cristo. É a tal da Lei da Atração. O que você deseja receber, precisa emitir em forma de pensamentos-sentimentos positivos e convictos.
Se eu quero um carro melhor, preciso me concentrar no carro que "quero" ter, e, em seguida, acreditar que já o tenho num espaço cosmologicamente correspondente.
Ora, isto já fora dito nos Evangelhos, por Nosso Senhor Jesus Cristo.
"O que pedirdes em oração, acreditais que já o recebestes de vosso Pai Celeste".
É a mesma coisa. Só que no caso do livro da senhorita Byrne não se fala em Deus, no Pai. Trata-se apenas de um princípio antropocêntrico, onde é o homem quem tem o poder de conseguir TUDO o que quer. É o homem quem decide por sua vida, sem o consentimento de Deus. Na verdade, o livro não abre janelas para que Deus mostre sua face. É totalmente de ser humano para ser humano.
Mas é claro que, em partes, ela está certa. Uma vez que Deus criou o mundo com leis naturais de causa e efeito (podendo ser que o Segredo esteja dentro destas).
Só que ela "optou" por ocultar "quem" é que criou tais leis.
E se esqueceu de que é o Pai que "decide" se realiza ou não determinados sonhos.

Agora, voltando para a minha vida particular. Vejo o magistério, os lugares que frequentarei, as sensações das quais desfrutarei, a mulher com quem me casarei, os filhos que educarei, a felicidade que vivenciarei...
Porque acredito no Pai, e sei que Ele me ouve.
Sim, eis o Segredo da felicidade, do sucesso, da paz de espírito:
Acreditar que se é ouvido; e que não se está só neste mundo insano.

Nenhum comentário: