segunda-feira, 3 de maio de 2010

Tradução da Vida

Quero sorver o néctar do Existir!
Lambuzar-me do Viver
E disso tudo extrair prazer

Quero tragar o Mar

A Noite, a ti, e o Luar
E num regozijo de Amor suspirar

Quero traduzir, qual Abelha, o Pólem dos Dias

E a ti trazer um Mel de Poesias

Aos teus ouvidos cantarei amores

Aos teus olhos pintarei mais cores
Ao teu corpo deitarei carícias...
E da terra de darei primícias...

Quero sorver o néctar do Existir!

Lambuzar-me do Viver
E disso tudo extrair prazer!

Da Peculiaridade da Vida de Cada Um

Às vezes penso que só eu sofro neste mundo. Que minha vida é a única com problemas ainda não resolvidos. Que o mundo vai acabar amanhã. Mas de repente (sempre) me aparece alguém com uma história diferente-semelhante à minha e que me tira do patamar de único-sofredor.
A vida é assim. As pessoas sãos semelhantemente diferentes umas das outras. E em se tratando de sofrimento, consolam-se mutuamente à medida em que ficam a par dos problemas alheios.
Mas pode ser que um problema constante tire você do sério como se fosse um espinho encravado embaixo da unha e que não sai tão fácil. Talvez você esteja passando por algo semelhante: um problema que não quer ir embora. Algo como uma luzinha vermelha acesa no painel de sua consciência apitando que tem coisa errada para resolver. E é ai que nos estressamos.
Cada um tem seu jeito de sofrer, de amar, de se consolar. Cada um é cada um, diz o ditado.
Nós temos que aprender a viver (como diz a canção) da maneira peculiar com a qual fomos criados por Deus. Pois se ninguém é igual, também nenhuma forma de viver será semelhante.
Somos pessoas que amam, que odeiam, que sofrem as diversas mazelas da existência.
Tudo deve ser visto do ponto de vista relativo; ou seja, se fomos criados diferentes, devemos viver peculiarmente diferentes.
Se eu me estresso com um fator X, pode ser que este mesmo fator não estresse fulano ou sicrano, mas sim um fator Y que a mim já não estressa.
Sendo assim, é muito sábio aprender as diversas maneiras de se viver.